sábado, 31 de março de 2012

ERA UMA VEZ....A FÁBULA DA CRIANÇA LÓGICA



Uma professora ensinava com muita seriedade e, por que não dizer, convicção, às suas crianças, o que era uma "fábula".
Fábula seria uma história cujos personagens eram, em geral, animais, e que, traziam no seu conteúdo, ensinamentos dos quais os "seres humanos" poderiam se beneficiar, se prestassem atenção.
 Havia  um certo moralismo, certamente, pois, ao final, havia sempre um "ditado" ou uma "moral da história".
 Pois bem. Contadas várias fábulas, que as crianças adoravam, a professora resolve verificar o aproveitamento dos alunos e, com certeza, o seu desempenho de mestra.
Chegou o dia do exame e ela formula sua prova.
 Para os alunos "completarem" a frase ela escreve:
- Uma fábula, em geral começa com..........e termina com........
Não demorou, Joãozinho, muito vivo e agitado entrega a sua.
 E com ela, sua resposta mais que lógica:
-Uma fábula começa com letra maiúscula e termina com ponto final.
Poderia a professora tomar sua resposta como erro?
 Ou seria melhor admitir, por parte do aluno vivaz, a mais absoluta lógica, indiscutível e inegável e tratar de pensar se sua questão, deixou mesmo margem a interpretações abertas a muitos sentidos?


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