domingo, 10 de junho de 2012

Sexo e Morte, questões da criança!





Luizinho ganhou, a seu pedido, uma linda coelhinha branca. Brincava com ela e lhe dispensava todos os cuidados exigidos por um bichinho de estimação. Era um garoto inteligente, saudável e curioso.

Por quê isso, para quê aquilo eram suas frases prediletas.

Até que um dia, conforme observou, sua coelhinha, crescida que já estava, começou a lhe parecer desassossegada e irritadiça.

Xuxa, como ele a chamava, branquinha como a apresentadora de televisão de sua preferência, era vista por ele como alguém “humano” e cheio de vontades.

Não demorou, chegou perto da mãe e disse:

-Mamãe, estou achando que, agora que já cresceu, a Xuxa precisa “cruzar”, porque, se não, ela vai ficar “neurótica”!

-????!!!! Neurótica? Se não “cruzar”???

-É, porque fiquei sabendo que se os animais não cruzarem, ficam muito nervosos!...É preciso arranjar um namorado pra ela...

-!!!????

A mãe continuava surpresa, atônita mesmo!

Mas Luizinho, calmamente continuou seu raciocínio e seu pedido dirigido à mãe.

- É isso mesmo! Porque eu já tentei, e não tem como “cruzar” com ela!...

Curiosamente, dias depois, a Xuxa, brincando no canteiro da área, seu terreno de saltos e corridas, engoliu um pequeno pedregulho e morreu.
 Luizinho ficou inconsolável...sem entender porque uma coelhinha, já crescida, que ele imaginava até precisada de namorado, iria engolir uma pedra!!! Por quê?

Sexo e morte, questões desde sempre na fantasia das crianças.

Questões que exigem trabalho e demandam espaço para se formularem aos adultos! Pelo menos aos adultos que se prestarem a ouvi-las sem se angustiarem e até, quem sabe, suportarem não respondê-las, para que as crianças possam, elas mesmas, fazerem suas construções!



-

2 comentários:

  1. A questão da morte da coelhinha, pareceu-me bastante plausível; agora, a quanto a dela irritar-se com as atitudes da coelhinha e associar à falta de sexo, bom, achei meio avançado para uma criança. Bom, parei no blog da senhora por acaso, vou seguir. Estas questões interessam-me, pois acho que, pelo menos, 50% do que somos está atrelado com as nossas experiências de criança. Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. José Edward, obrigada pelo comentário! Importante sua questão...É uma criança inteligente no sentido amplo da palavra. Sujeita a todas as inflexões e movimentos do discurso corrente. Uma criança sensível ao que se diz, como se diz e certamente atenta ao que, junto dela, os adultos indicam...Não é que é "adiantada". Adiantada só no sentido do que os adultos adiantam a ela sobre a sexualidade e às sensações que ela mesma experimenta no corpo..Basta observar o nome da 'coelhinha": Xuxa. Continue colaborando conosco!

      Excluir