terça-feira, 19 de outubro de 2010

Férias, feriar...ferir




Se estar de férias é feriar…ferir, como diz o Aurélio, como descrever os dias instigantes, lindos, espantosos e inesquecíveis em que se tem a chance deixar fluir a vida em companhia de tres crianças?

Feriar é interromper para descanso um período de trabalho.

Também é ferir, tocar, tanger. Bom.

Tocar, tomar proximidade a ponto de encostar, ouvir, falar, perceber, ver com olhos que escutam, escutar com ouvidos que vêem, banhar, pegar, pentear, pintar, arranjar, abraçar, por no colo, aninhar, adormecer...

Ferir é também fazer vibrar como às cordas de um violão recém adquirido e com cordas ainda não muito conhecidas, tesas, as vezes mal afinadas mas sonoras, até encontrar o tom!

Tanger é também dirigir, ordenar, guiar, cavalgar com elas ou puxá-las pelo cabresto, o que as vezes é necessário, antes que se percam de vez...

Cantar e ouvir a indefectível pergunta da pequenina:
Você foi convidada ou está cantando porque quer?

É sugerir que ela tenha modos à mesa e ouvir de novo:
 -Você hoje resolveu ser rainha? Mandar tudo e em todo mundo?

É ver com alegria a diferença, só possível, quando se as ouve.

Mais perguntas, agora da mais velha, menina, já enveredada em questões adultas:
 - O que é mesmo nazismo? Por que haveriam de perseguir judeus? Que sentido faz aquela japonesa usar saltos altos num hotel fazenda, meu deus?

A vivacidade e tomada do hotel pela outra, que de tão sociável e antropológica, pesquisa todas as origens do lugar, das pessoas, dos empregados, e o fotografa com detalhes a modo de uma reportagem!

Enfim, Férias, Feriar, Ferir! Não há como escapar de se deixar ferir por tantos toques, as vezes silentes, as vezes ruidosos de amores tão prontos, urgentes, vivos e imperdíveis de minhas crianças de açúcar!!!
 Doces e lindos pedacinhos de gente, que gente são! E como são!

Um comentário:

  1. Que delícia suas crianças de açúcar!!! Melhor ainda quando você nos deixa provar desses pedacinhos de doce (docê) também!!
    Bj.
    Márcia.

    ResponderExcluir