domingo, 17 de outubro de 2010

Pensando na vida... até que vem a Matinta Perêra!

Josué escreve sobre a vida...
Eu estava aqui pensando na vida e vi a Lua. É um poder né? Tipo dos pokemon. Será que quando Deus criou a Terra a Lua estava lá já? Ou foi tudo junto? É tipo que o pai é o Sol e a mãe é a Lua. Será? Mas Deus tinha que criar a Matinta Pereira*? E aquela floresta ali na frente da casa tá escura. Tô aqui sozinho e acho que ouvi um barulho esquisito. Interrompo minha carta porque tô ficando com medo. Tchau, gente, que eu vou entrar pra dentro de casa!

________________________________________
*A Matinta Pereira é uma ave de vida misteriosa e cujo assobio nunca se sabe de onde vem.
 Dizem que ela é o Saci Pererê em uma de suas formas.
Também assume a forma de uma velha vestida de preto, com o rosto parcialmente coberto. Prefere sair nas noites escuras, sem lua. Quando vê alguma pessoa sozinha, ela dá um assobio ou grito estridente, cujo som lembra a palavra: "Matinta Perêra..."

Para os índios Tupinambás esta ave, era a mensageira das coisas do outro mundo, e que trazia notícias dos parentes mortos. Era chamada de Matintaperera.

Para se descobrir quem é a Matinta Pereira, a pessoa ao ouvir o seu grito ou assobio deve convidá-la para vir à sua casa pela manhã para tomar café.

No dia seguinte, a primeira pessoa que chegar pedindo café ou fumo é a Matinta Pereira. Acredita-se que ela possua poderes sobrenaturais e que seus feitiços possam causar dores ou doenças nas pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário